Prefeitura criou um plano de retomada das atividades normais com três fases
Reprodução/Shutterstock
Prefeitura criou um plano de retomada das atividades normais com três fases

O réveillon como era feito antes da pandemia, com queima de fogos, shows na orla e festas nos clubes da cidade, só ocorrerá com 100% do público e sem a obrigatoriedade de máscaras se 80% da população concluir o ciclo vacinal até novembro. A prefeitura criou um plano de retomada das atividades normais com três fases, que vai até janeiro, e discutirá um esquema específico para a virada de ano daqui a dois meses, caso a meta seja alcançada. No momento, o município tem 71% da população adulta  imunizada e 17.514 pessoas com a segunda dose atrasada, o que corresponde a 4,06% de todos os convocados nesta fase da campanha de vacinação.

Pelo plano divulgado na última terça-feira, o uso de máscaras nas praias não será mais obrigatório já no próximo mês. Em novembro, será permitido fazer exercícios ao ar livre sem a proteção no rosto em qualquer local da cidade, e as casas noturnas e grandes eventos poderão funcionar com 80% da capacidade. Para a última fase do esquema de flexibilização, em janeiro, está prevista a liberação de eventos com 100% do público e a desobrigação completa das máscaras na cidade. O avanço de uma fase para a outra vai depender do aumento da população vacinada com as duas doses.

A prefeitura contabiliza mais de 290 mil pessoas com as duas doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac ou a dose única do imunizante Janssen. Até a última quinta-feira, 433.134 pessoas já tinham recebido ao menos uma dose dos imunizantes.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que a prefeitura mudou o plano de flexibilização na cidade para um modelo que considera o avanço da vacinação. O plano usado anteriormente era baseado numa escala de cores que variava em função do número de casos de Covid-19 e da ocupação de leitos na cidade para determinar as regras de isolamento.

"O número de casos não está sendo acompanhado pelo de internações porque temos a vacina, e esse fator deve ser considerado. O apoio da população foi fundamental e impactou no sucesso da campanha em Niterói. Criamos um plano agora que projeta quantas pessoas teremos com o esquema vacinal completo nos próximos meses e estamos firmando um novo pacto com a sociedade para alcançá-lo e podermos voltar o mais rápido possível ao normal anterior à pandemia. Para o réveillon, nós vamos discutir um plano específico em novembro, se chegarmos a 80% da população imunizada", diz Oliveira.

Leia Também

Mudança de fases

Pelo plano em vigor, na fase 1, em outubro, o comprovante de vacinação será exigido em locais públicos e privados da cidade e em pontos turísticos, cinemas, teatros, salas culturais e museus com entrada controlada. Ele também será exigido para garantir o acesso a programas sociais da prefeitura. A permanência sem máscara nas praias será permitida em qualquer horário. Segundo a prefeitura, no fim deste mês, os servidores e profissionais terceirizados da administração municipal terão que comprovar a vacinação na entrega da folha de ponto onde são registrados os horários de trabalho.

Em novembro, na fase 2, a prefeitura espera ter ofertado o esquema vacinal completo para 100% da população adulta da cidade e pretende ultrapassar a marca de 80% com a imunização concluída. Nesta fase, bares e restaurantes poderão funcionar sem limite de horário. Também serão permitidos exercícios ao ar livre sem o uso de máscaras em todos os locais. A prefeitura vai autorizar que casas noturnas e grandes eventos funcionem com 80% da capacidade.

A fase 3 está prevista para começar em janeiro, quando a oferta de vacinação completa atingir 100% das pessoas acima de 12 anos e dos idosos com a dose de reforço. Casas noturnas, boates e grandes eventos voltarão a funcionar com plena capacidade, e o uso de máscaras não será mais obrigatório.

Vacinação continua

Além da convocação para a segunda dose de quem já chegou na data informada no cartão de vacinação, a prefeitura segue esta semana com o reforço da imunização para pessoas com mais de 70 anos. Só podem tomar a terceira dose aqueles que receberam a segunda há mais de seis meses. São oito postos disponíveis, e os idosos devem levar os comprovantes da primeira e da segunda doses, documento de identidade e comprovante de residência em Niterói.

A dose de reforço também será aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. Quem está nesse grupo deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e de vacinação e laudo médico ou receita médica. Os postos de vacinação também estarão recebendo para a repescagem pessoas que ainda não tomaram a primeira dose.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!