Presidente Bolsonaro é defensor do chamado kit covid
Pedro Knoth
Presidente Bolsonaro é defensor do chamado kit covid

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde retirou da pauta da reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), nesta quinta-feira, um relatório que recomenda não usar o “kit covid”, composto por medicamentos sem eficácia no combate à doença, em paciente que estão em regime ambulatorial, ou seja, não foram hospitalizados. O documento elaborado por técnicos contraria o presidente Jair Bolsonaro que insiste na defesa de medicamentos comprovadamente ineficazes para o tratamento da Covid-19. A entrada do relatório na pauta da reunião irritou integrantes do Palácio do Planalto, e o incômodo chegou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na sequência, a matéria saiu do ordem do dia do comitê.

Procurado, o Ministério confirmou a retirada do documento da pauta do colegiado. A pasta, porém, informou que a exclusão foi uma iniciativa da coordenação do grupo de especialistas, que está elaborando as diretrizes do tratamento ambulatorial dos pacientes com Covid-19, diante da “publicação de novas evidências científicas dos medicamentos em análise.” “O documento será aprimorado e vai ser pautado assim que finalizado”, comunicou a pasta.

Como mostrou o GLOBO, a tendência era que o plenário do comitê aprovasse o documento elaborado por equipe técnica e que embasaria a decisão do colegiado. Embora ligado ao ministério, o fórum é formado por representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasem), Conselho Federal de Medicina, Conselho Nacional de Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de sete representantes da pasta.

Ao saber que o relatório estava na pauta da reunião, o Planalto, segundo apurou a reportagem, teria determinado que o ministro Marcelo Queiroga evitasse que o texto fosse apreciado neste momento. A avaliação política, conforme relatos de pessoas que acompanharam a discussão na tarde de quarta-feira, é que o documento seria uma prova produzida pelo próprio governo contra o presidente às vésperas do senador Renan Calheiros (MDB-AL) apresentar o relatório da CPI da Covid do Senado. O caso foi revelado pela "CBN" e confirmado pelo GLOBO.

Leia Também

Leia Também

Também houve a preocupação da repercussão negativa do parecer contra o ‘’kit covid” apenas duas semanas após Bolsonaro defender o tratamento precoce, cuja ineficácia é comprovada, na Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU). O discurso do chefe do Executivo brasileiro, que se vacinou contra a doença, foi criticado internacionalmente.

O relatório, obtido pelo GLOBO, não menciona o uso do kit Covid como preventivo ou para casos graves da doença. Documento do Ministério da Saúde publicado em maio de 2020 liberava libera uso de cloroquina para todos estágios da Covid. A Conitec já havia contraindicado essas drogas contra a Covid-19 para pacientes hospitalizados num parecer divulgado em maio deste ano.

Também há a sugestão de não administrar ivermectina, budesonida, colchicina e nitazoxanida em pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, por falta de evidência científica. Quanto ao plasma convalescente, isto é, de pessoas recuperadas, o grupo sustenta que ainda é importante realizar pesquisas em grupos de alto risco, como imunossuprimidos e transplantados.

Segundo o parecer, o uso da cloroquina deve ser mantido apenas para pacientes com doenças reumatológicas ou malária, para as quais a droga é indicada. As exceções quanto à azitromicina é caso haja infecção bacteriana e para anticoagulantes, em doses profiláticas, intermediárias ou terapêuticas ou estudos clínicos.

“Azitromicina e hidroxicloroquina não mostraram benefício clínico e, portanto, não devem ser utilizados no tratamento ambulatorial de pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19", diz o relatório.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!