27 mil doses foram transferidas para Capital
Rovena Rosa/Agência Brasil
27 mil doses foram transferidas para Capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu 27.150 doses do imunizante da Pfizer que estão próximas à data-limite de descongelamento, de municípios da Grande São Paulo. Desse total, 16.150 chegaram nesta quinta-feira (22) de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Outras 11 mil chegaram nesta sexta-feira (23), vindas de Guarulhos.

A solicitação para o recebimento das doses foi feita pelo Governo do Estado, devido à grande capacidade de distribuição e aplicação que a capital possui. Atualmente, cerca de 90 mil doses são aplicadas diariamente. No auge da vacinação, o município chegou a aplicar 200 mil doses ao dia.

As cerca de 16 mil doses recebidas nesta quinta-feira já foram encaminhadas para os cinco Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padis) da capital e estão disponíveis para aplicação nesta sexta-feira. As outras 11 mil doses, que chegam nesta sexta-feira, serão recebidas no Centro de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Cadi) e distribuídas na sequência para as regiões.

As vacinas da Pfizer, atualmente, são utilizadas para a aplicação de primeira e segunda doses, doses de reforço, e na intercambialidade, quando há falta de AstraZeneca para completar o esquema vacinal.

O recebimento dos imunizantes pela capital garante o uso dessas doses antes da data-limite de uso após o descongelamento, que ocorre no próximo dia 2 de novembro. A transferência entre os municípios está dentro do planejamento do Programa Municipal de Imunizações (PMI), que utiliza um plano específico para aplicação das vacinas em tempo oportuno.

A cidade de São Paulo dispõe de uma amplo freezer com capacidade para 4 milhões de doses, além de logística capilarizada para remanejamento ágil entre as unidades de Saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!