Os Estados Unidos enfrentam um surto de salmonela em cerca de 37 estados. Segundo as autoridades federais de saúde, mais de 600 pessoas já adoeceram pela bactéria. A suspeita é de que as infecções estejam relacionadas a vários tipos de cebolas importadas.
"Dados epidemiológicos e de rastreamento mostram que uma fonte de infecções neste surto são cebolas roxas, brancas e amarelas importadas de Chihuahua, no México, e distribuídas nos Estados Unidos pela ProSource Inc", informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) em um comunicado.
Muitos dos infectados comeram cebolas em um mesmo restaurante, segundo entrevistas conduzidas pelo CDC. O número de pessoas e estados afetados pode ser maior que relatado.
Segundo a agência, "isso ocorre porque muitas pessoas se recuperam sem atenção médica e não são testadas para salmonela".
Os sintomas da salmonela incluem diarreia com sangue, febre alta, vômitos e desidratação, que aparecem de seis horas a seis dias após a infecção. O CDC investiga se outras cebolas e fornecedores podem estar ligados ao surto.