Medida faz parte do programa Novo Normal Niterói, lançado em setembro.
Reprodução/Prefeitura de Niterói
Medida faz parte do programa Novo Normal Niterói, lançado em setembro.

A prefeitura de Niterói vai flexibilizar o uso de máscaras ao ar livre, a partir de segunda-feira, para quem for praticar exercícios em ambientes externos. Entretanto, na live desta quinta-feira, o prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que permanecerá com o uso obrigatório de máscaras em locais abertos no município este ano . Em outubro, o município permitiu que banhistas não usassem mais o adereço na areia da praia.

Segundo os critérios do Estado do Rio divulgados na quinta-feira na norma técnica para a flexibilização do uso de máscaras, o município poderá decidir se retira ou não a obrigatoriedade, desde que 65% da população total esteja com o calendário vacinal completo, com a dose única ou duas doses, ou 75% do público alvo (pessoas com 12 anos ou mais). Segundo a declaração do secretário municipal de Saúde do município de Niterói, Rodrigo Oliveira, Niterói está com mais de 72% da população em geral com a dose única ou a segunda dose.

"Nós estabelecemos que, em Niterói, não vai fazer a liberação do uso da máscara neste momento. Pelo nosso decreto, isso acontecerá em janeiro. [...] De acordo com os nosso critérios, quando a gente tem a expectativa que a vacinação nos demais municípios da Região Metropolitana, ai sim teremos mais segurança para que a gente possa ir liberando gradualmente o uso da máscara", disse o prefeito em live.

Leia Também

A flexibilização do uso de máscara em ambientes externos faz parte da fase 3 do Novo Normal. Na segunda-feira, Niterói irá para a fase dois. De acordo com a prefeitura, apenas pessoas pertencentes a grupos de risco para COVID-19 — imunossuprimidos, gestantes e idosos — serão orientadas a permanecer com máscara.

Leia Também

Leia Também

Na live, o secretário de Saúde diz que a pandemia está "absolutamente sob controle" no município, com redução do número de óbitos, internações e de casos:

"Ficamos cinco dias sem ter óbitos na rede pública, pelo coronavírus, na cidade. Estamos com uma redução importante no número de casos e de pessoas internadas por Covid-19, tanto no Hospital Oceânico, tanto na rede privada", diz Rodrigo Oliveira.

Fase 2 da reabertura

Na segunda-feira, Niterói entrará na segunda fase do Programa Novo Normal Niterói. De acordo com a prefeitura, não será mais obrigatório o uso de máscara em qualquer atividade física ao ar livre.


Já no sábado, serão liberados os quatro portões do Campo de São Bento, que ficou apenas com dois portões abertos para controle de acesso durante as fases iniciais da flexibilização da pandemia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!