SP: Doria aciona STF para passe sanitário ser exigido de viajantes do exterior

Governador quer que passaporte da vacina seja obrigatório a todos os viajantes que chegarem ao Brasil pelo estado

Foto: GOVSP
Governo de São Paulo acionou o Supremo Tribunal Federal

Nesta sexta-feira (10), o Governo de  São Paulo entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o  passaporte da vacina seja obrigatório a viajantes estrangeiros que entram no Brasil a partir do estado, no Aeroporto de Guarulhos.

O governador João Doria (PSDB) disse que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pediu a inclusão do pedido de São Paulo na ação da Rede Sustentabilidade sobre o tema, que já está em andamento na Corte.

Nessa quarta-feira (8), Doria afirmou que vai adotar a medida para viajantes do exterior que chegarem ao estado caso ela não seja implementada pelo governo federal até o dia 15 .

O anúncio de Doria foi feito em sua conta do Twitter , horas após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que "jamais" irá exigir o "passaporte de vacina". Muitos estados e municípios já exigem o comprovante de imunização para quem quer frequentar shows, cinemas, bares, entre outros locais.

"Caso não seja implantada pelo governo federal a obrigatoriedade do passaporte vacinal para entrada de viajantes no Brasil até 15 de dezembro, São Paulo adotará para todo estado", afirmou Doria, em sua rede social.