Vacina
Governo do Estado de SP
Vacina

O Brasil segue um bom ritmo de vacinação contra a Covid-19, porém, ainda há no país um número expressivo de municípios cuja adesão está abaixo dos 50% da população.

Segundo um levantamento feito pela CNN, baseado em números do Ministério da Saúde, mais de 70% da população brasileira recebeu a primeira dose, e outros 60% das pessoas estão com o esquema vacinal completo. Entretanto, ao menos 50 municípios não vacinaram nem metade da população com a primeira dose.

Cidades do Pará, Amazonas e Roraima lideram a lista. Há também casos em Rondônia, Acre, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia, em São Félix do Xingu, no coração do Pará, apenas 9% de sua população de 130 mil habitantes recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19. 

Chama a atenção que a maior parte desses municípios com baixa vacinação são predominantemente rurais, de largas extensões e pequena população. Além disso, a desenformação e o fake news são colocados como obstáculos para a adesão.

“Assim como a vacina chegou a esses lugares, apesar das dificuldades geográficas, as fake news também chegaram. É impressionante o impacto da má comunicação”, afirma Evaldo Stanislau, infectologista do Hospital das Clínicas da USP.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!