Comprovantes de vacinação
Breno Esaki/ Agência Saúde
Comprovantes de vacinação

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (17) mostra que 81% dos brasileiros apoiam a exigência do comprovante da vacina contra Covid-19 para entrada em locais fechados como restaurantes, bares e casas de shows. 

Outros 18% afirmaram que são contra a exigência do passaporte e 1% não soube responder. Adotado por diversos estados, o certificado pode ser emitido pelo ConecteSUS ou por sites e aplicativos estaduais. 

A pesquisa, realizada com 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do país, mostrou que o público que mais apoia a medida restritiva são mulheres (87%), pessoas com mais de 60 anos (87%), com ensino fundamental (86%) e que ganham até dois salários mínimos (85%).

Homens (24%), pessoas de 25 a 34 anos (22%) e que ganham mais de dez salários mínimos (28%) estão entre aqueles que apresentam maior rejeição à exigência do comprovante vacinal.

Entre as regiões brasileiras, a região Sudeste é mais favorável à medida, com 84% de aceitação.

Novos casos

Em meio ao aumento de novos casos de Covid-19, o levantamento também questinou sobre o medo de ser infectado. Uma parcela de 39% diz ter muito medo de contrair a doença, enquanto 37% têm um pouco de medo e 18% não têm nenhum medo.

Donas de casa, com 50%, e pessoas aposentadas, com 47%, são os grupos com mais receio em ser infactado. Empresário são os que têm menos medo de ser infectar, com 28%.

Leia Também

Sobre o controle da pandemia, apenas 4% acreditam que a situação está completamente controlada, e outra parcela de 48% acredita que está parcialmente controlada. 

Entre aqueles que acreditam que a situação não está sob controle, a parcela subiu de 20%, em dezembro, para 45% neste novo levantamento.







    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários