Ministério da Saúde vai incluir CoronaVac na vacinação de crianças
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Ministério da Saúde vai incluir CoronaVac na vacinação de crianças

O Ministério da Saúde vai incluir a vacina CoronaVac na imunização de crianças no país. A utilização do imunizante para crianças e adolescentes a partir de 6 anos foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira.

Ao GLOBO, o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, afirmou que o Ministério da Saúde fará um levantamento de quantas doses há na rede para seguir com a  negociação. Na última quinta-feira, o Instituto Butantan divulgou que há cerca de 10 milhões de doses  à disposição do Ministério da Saúde.

"A quantidade (de doses) depende de quanto há na rede. Vamos fazer esse levantamento. A partir dai a gente vê uma estratégia de compra", disse Cruz.

No início da semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia afirmado que vacinas aprovadas pela Anvisa seriam incorporadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo a CoronaVac para crianças.

Leia Também

Atualmente, além da CoronaVac, a vacina da Pfizer é aprovada para aplicação em crianças. O Brasil deve receber 4,3 milhões de doses pediátricas da Pfizer em janeiro, totalizando 20 milhões no primeiro trimestre.

A expectativa é que a inclusão da CoronaVaca na campanha de imunização desta faixa etária acelere a vacinação de crianças, já que o país teria um quantitativo maior de doses à disposição.

A vacinação infantil gerou controvérsia no governo. Contrário à imunização de crianças, o presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que divulgaria o nome de membros da Anvisa que atuaram na aprovação do imunizante da Pfizer para crianças e adolescentes acima de 5 anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!