Covid longa: pacientes relatam alívio dos sintomas com antialérgico
Pixabay
Covid longa: pacientes relatam alívio dos sintomas com antialérgico

Os antialérgicos podem ser aliados de pacientes que desenvolveram Covid longa. Este tipo de medicação foi capaz de aliviar sintomas persistentes da condição, como a fadiga. É isso que relata um estudo feito por pesquisadores das universidades da Califórnia, de Indiana e de Miami, publicado esta semana no Journal for Nurse Practitioners.

Os autores do estudo se concentraram nos casos de duas mulheres de meia-idade que se infectaram com o coronavírus em 2020 e continuaram a sentir os sintomas da doença mesmo após estarem curadas. Ambas as pacientes desenvolveram uma variedade de sintomas persistentes, incluindo fadiga, confusão mental e falta de resistência durante o exercício.

Uma delas também apresentou dores e inchaço nos dedos dos pés. As duas mulheres tinham histórico de alergias e, por isso, faziam uso de anti-histamínicos, de vez em quando, para controlar seus quadros alérgicos.

O estudo relata que uma das mulheres — alérgica a laticínios — consumiu acidentalmente um pedaço de queijo. Após tomar seu antialérgico (recomendado por seu médico) sentiu um "alívio considerável" de seus sintomas de Covid longa. Ela percebeu que sua fadiga diminuiu e seu comprometimento cognitivo melhorou. Os sintomas de Covid longa voltaram três dias após ela interromper o uso do anti-histamínico.

Leia Também

A mulher trocou de antialérgico e passou a usar o novo remédio para aliviar os sintomas da Covid longa. A outra paciente também passou a tomar a medicação rotineiramente. As duas apresentaram uma recuperação quase que completa por conta a medicação, afirmam os pesquisadores.

A Covid longa é caracterizada pela persistência de sintomas da doença e outras sequelas mesmo após a recuperação do paciente. Ela afeta cerca de 10% das pessoas que se infectam com o coronavírus. Pacientes que desenvolvem a condição costumam se queixar frequentemente por não conseguirem ter "a vida normal" que tinham antes de pegarem Covid-19.

Os sintomas de Covid longa muitas vezes afetam não só a vida particular, como também a profissional dos pacientes, que ficam sem a disposição adequada para trabalhar. Até o momento não há um protocolo definido de tratamento para quem apresenta essa condição. Por esse motivo, pesquisadores estão estudando várias opções de terapia e, dentre elas, estão o uso de anti-histamínicos.

Os cientistas consideram como positiva a descoberta da capacidade dos antialérgicos de aliviar a Covid longa, uma vez que são remédios de fácil acesso, vendidos sem exigência de receita médica. No entanto, destacam que são necessários mais estudos sobre o tema, para que seja possível, por exemplo, avaliar a eficácia e desenvolver esquemas de dosagem para diretrizes de prática clínica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!