Brasil registrou quase 60 mil novos casos de covid-19
Fernando Frazão/Agência Brasil
Brasil registrou quase 60 mil novos casos de covid-19

Nesta segunda-feira (14), o Brasil registrou 58.540 novos casos de covid-19, e 473 mortes em decorrência da doença. Os números ficaram abaixo do patamar registrado nos últimos dias em razão do fim de semana.

O total de casos confirmados, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) desde o início da pandemia é de 27.538.503. Já o número de mortes chegou a 638.835.

Em comparação a segunda-feira passada (7), os números refletem uma queda de 12% de novas infecções. As mortes, no entanto, subiram 10,51% no mesmo período. A média móvel de casos fechou o dia em 134.130, e a de óbitos em 888.

Em entrevista ao O Globo, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wiliames Freire, disse que pode haver mais pessoas vacinadas do que apontam os dados do Ministério da Saúde.

"Na realidade, os dados que estão sendo divulgados pelas plataformas do ministério não refletem a realidade do país. Temos municípios no Brasil com 100 mil fichas de vacinação que não foram cadastradas no sistema porque ele ficou muito tempo fora do ar (após o ataque hacker do fim do ano passado)", afirmou.

"Estamos com esse debate dentro do ministério para que, através de uma força-tarefa, consigamos que o máximo de informações possível seja colocado lá. Assim, saberemos se o município está vacinando e não está colocando os dados no sistema ou se, de fato, essas pessoas não foram vacinadas.O dado que está no Ministério da Saúde hoje não representa a realidade encontrada em muitos municípios do Brasil, principalmente no Norte e no Nordeste."

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários