Pacientes relataram perda de audição após covid-19
Getty Images
Pacientes relataram perda de audição após covid-19

Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos investigando outras possíveis sequelas da covid-19. Em estudos realizados nos últimos meses, cientistas observaram que além do paladar e do olfato, a infecção pelo Sars-CoV-2 pode afetar também a audição.

Entre os pacientes que apresentavam zumbido ou perda auditiva, os médicos perceberam uma piora. Os que não tinham queixas, passaram a conviver com alguns incômodos.

Um relatório publicados pelo Manchester Biomedial Research Centre (BRC), no Reino Unido, concluiu que 7,6% dos participantes tiveram alguma perda de audição; e 14,8% apresentaram zumbido após ter a doença. O resultado foi obtido após a análise de 24 estudos que avaliaram a relação entre a audição e a covid-19.

Em outra pesquisa, a British Tinnitus Association, em parceria com a American Tinnitus Association, 40% dos pacientes que já sofriam com o zumbido relataram uma piora imediata após o positivo para a covid.

Leia Também

Pesquisadores da South Valley University, do Egito, publicaram no American Journal of Otoryngology, dos Estados Unidos, um artigo que investigava a atuação da covid-19 em células responsáveis pela audição nos pacientes assintomáticos - os 20 pacientes acompanhados tiveram perda auditiva significante após uma audiometria.

Revistas científicas dos Estados Unidos e do Reino Unido já haviam publicado relatos de pessoas que tiveram uma perda súbita de audição, sem nenhuma anormalidade que pudesse explicar o problema, a não ser o diagnóstico de covid-19. Um deles, britânico de 45 anos, notou o zumbido após deixar a UTI.

Os médicos afirmam que o problema pode atingir os dois ouvidos, e chegar até o sistema auditivo nervoso central, o que poderia, em casos mais graves, impactar na qualidade e na compreensão da fala.

A estimativa para o aparecimento das sequelas é de 12 semanas após a melhora. Elas podem aparecer de forma súbita, com sensação de ouvido "tampado", ou no zumbido repentino.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!