Áustria suspende vacinação obrigatória contra a Covid-19
LuAnn Hunt/Pixabay
Áustria suspende vacinação obrigatória contra a Covid-19

O governo da Áustria anunciou nesta quarta-feira (9) a suspensão da vacinação obrigatória contra a Covid-19 para adultos.

A imunização compulsória havia entrado em vigor em fevereiro, mas o gabinete do chanceler Karl Nehammer diz que a pandemia não representa mais o mesmo perigo devido à queda dos casos no país.

"Não vemos necessidade de implantar essa vacinação obrigatória", afirmou a ministra austríaca da Constituição, Karoline Edtstadler. Apesar da explosão nos casos no fim de 2021 e início de 2022, os hospitais do país não entraram em colapso, já que a variante Ômicron é mais contagiosa, porém menos grave do que as cepas anteriores do novo coronavírus.

"Assim como o vírus continua mudando, precisamos ser flexíveis e adaptáveis", acrescentou Edtstadler. A suspensão da obrigatoriedade deve ser revista daqui a três meses.

Leia Também

A Áustria foi o primeiro país da União Europeia a impor imunização compulsória contra Covid para adultos, que, a partir deste mês, estariam sujeitos a multas que poderiam chegar até 3,6 mil euros (R$ 20 mil pela cotação atual) em um ano.

A medida foi alvo de recorrentes protestos e teve pouco impacto na campanha de vacinação: a parcela da população com primeiro ciclo completo cresceu de 67% em dezembro para 73% em março, segundo o portal Our World in Data.

O país registra cerca de 3 milhões de casos e 15,1 mil mortes desde o início da pandemia. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!