Saúde aprova incorporação do 1º medicamento contra Covid-19 no SUS
Reprodução: pixabay
Saúde aprova incorporação do 1º medicamento contra Covid-19 no SUS

O Ministério da Saúde aprovou, nesta sexta-feira, a incorporação do primeiro medicamento contra Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). O baracitinibe é recomendado para adultos internados que fazem uso de oxigênio por máscara ou por cateter nasal ou, ainda, de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva. O Ministério ainda não detalhou quando o medicamento estará disponível na rede pública.

O baracitinibe passou pelo crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro do ano passado e na última quarta-feira recebeu aval para sua incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

De acordo com nota divulgada pela Saúde, a análise da Conitec concluiu que o baracitinibe pode reduzir significativamente o número de mortes por Covid-19 em pacientes adultos internados com necessidade de oxigênio.

"O baractinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. De forma mais específica, ele diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias geradas por diversas doenças e se apresenta com níveis elevados em casos mais graves da doença", explicou a pasta.

Leia Também

Até o momento, a Anvisa já aprovou oito medicamentos para tratamento de Covid-19, dos quais dois tiveram a autorização de uso temporariamente suspensa  e um teve sua permissão revogada.

Na quarta-feira, a Anvisa aprovou a autorização emergencial da pílula da Pfizer para tratamento da Covid-19. O "Paxlovid" é indicado para é indicado para pacientes adultos que não estejam fazendo uso de oxigênio, mas que tenham risco de progredir para quadro grave da doença. Ainda não há sinalização do Ministério da Saúde quanto à incorporação desse medicamento no SUS.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários