Cuidados simples após extrair um dente podem aliviar a dor e acelerar a cicatrização
Getty Images
Cuidados simples após extrair um dente podem aliviar a dor e acelerar a cicatrização

Da próxima vez que você for ao dentista para um check-up odontológico de rotina, não se surpreenda se o dentista encaminhá-lo ao seu médico para avaliação. Muitos problemas de saúde podem se manifestar na boca antes de você sentir outros sintomas. Se um dentista suspeitar que você está apresentando sinais orais de doenças como diabetes ou doenças cardíacas, esse encaminhamento pode salvar sua vida. Negligenciar seus dentes também pode levar a problemas de saúde que podem prejudicar sua saúde geral.

Conexões entre Saúde Bucal e Geral

Existe uma conexão entre sua boca e a saúde geral. À medida que as bactérias se acumulam em seus dentes, suas gengivas são propensas a infecções. Daqui para a doença gengival, pode ser um pequeno passo. A coisa a ter em mente é que o sistema imunológico se concentrará principalmente em manter suas gengivas seguras.

Como resultado, seu corpo estará menos protegido contra uma variedade de bactérias . E sim, você pode acabar com várias infecções porque seu corpo está focado em lidar com sua doença gengival. Com o tempo, as bactérias dentais também podem levar à uma infecção. O que pode levar a sérios problemas em todo o seu corpo também.

Há também uma conexão entre diabetes e periodontite . A inflamação que começa em seu corpo acabará enfraquecendo a capacidade do seu corpo de controlar os níveis de açúcar no sangue. Como resultado, você acabará não sendo capaz de controlar seus níveis de açúcar adequadamente. E no final, isso pode ser extremamente problemático, como você pode imaginar. Açúcar elevado no sangue estimula o aparecimento de infecções maciças, e isso pode ser uma coisa muito ruim de se ter.

Leia Também

Como a saúde bucal pode afetar seu coração?

Como o Dr Bruno Puglisi disse que sua saúde bucal também pode afetar a saúde do seu coração. A razão pela qual você precisa de um check-up odontológico é que a inflamação nos vasos sanguíneos (causada por uma saúde bucal inadequada) pode acabar afetando a saúde do coração também. Na verdade, isso realmente leva a coisas como um aumento dos riscos de ataque cardíaco. Isso acabará aumentando a pressão arterial, a ponto de estimular o aparecimento de um derrame ou ataque cardíaco.

Uma saúde bucal inadequada também pode levar a problemas na gravidez . A gengivite, em particular, pode levar as mães ao nascimento de uma criança com problemas pulmonares ou cardíacos. É extremamente importante optar por exames periodontais durante a gravidez, apenas para ter certeza de que está tudo bem.

Além disso, os problemas dentais também estão ligados à osteoporose. A osteoporose pode acabar afetando os ossos longos dos braços e das pernas. Mas o desafio é que a doença gengival pode estimular a osteoporose devido ao aumento da inflamação causada por essa condição.

Como você pode ver, a boca é de fato uma porta de entrada para todo o corpo. Se você realmente quer cuidar bem do seu corpo, lembre-se que você tem que limpar os dentes com frequência. Um check-up odontológico adequado a cada seis meses também ajudará você não apenas a manter sua saúde bucal e prevenir quaisquer doenças que possam levar a problemas de saúde, e ajudará seu dentista a detectar certas doenças sistêmicas o quanto antes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!