O ex-BBB Rodrigo Mussi, que sofreu um grave acidente de carro no mês passado, está em recuperação de um traumatismo craniano. Segundo o irmão do gerente comercial, Diogo Mussi, ele foi extubado na última semana e enfrenta sequelas do acidente como a confusão mental e a perda de memória.
Segundo a nerologista Christiane Cobas, do Hospital Sírio Libanês, o quadro é comum para pacientes que passaram por esse tipo de trauma, chamado de amnésia pós-traumática.
"Ela pode acontecer de duas formas - a retrógrada, quando esqueço de eventos que aconteceram antes do trauma, ou, o que é mais comum, uma amnésia anterógrada, quando esqueço as coisas 'para frente'", explica ela.
Diogo afirmou que Rodrigo tem vagas lembranças sobre o reality show, e não se lembra sobre o jogo entre São Paulo x Palmeiras, onde estava horas antes do acidente.
"Ele não se lembra do acidente, não se lembra do Morumbi também, que ele estava no jogo [do São Paulo]. Perguntei qual é a última coisa que ele lembra, mas é muito vaga, ele não consegue formar um raciocínio ainda. Ele vai lembrar mais das visitas aqui do que de antes do acidente".
Leia Também
Leia Também
A Dra. Christiane esclarece que a amnésia retrógrada, geralmente, é reversível. "É possível recuperar porque os fatos foram armazenados de forma adequada", afirma. "Ela pode durar horas, dias ou meses", conta. Lapsos sobre os momentos que precederam o acidente também são comuns.
Atualmente, não existe um tratamento específico para a amnésia - a recuperação é feita ao passo que o paciente se recupera as outras lesões.
"O tratamento é o do trauma. O paciente precisa manter uma boa oxigenação, pressão arterial, circulação sanguínea cerebral, o que a gente chama de suporte à vida", explica a médica.
"Se depois, a amnésia persistir, pode-se fazer uma reabilitação neuropsicológica, com estímulos a memória", completa.