Celebridades como Cardi B e Anitta vêm utilizando unhas longas
Reprodução
Celebridades como Cardi B e Anitta vêm utilizando unhas longas


Unhas grandes podem abrigar até 32 espécies de bactérias e 28 tipos de fungos, mostram estudos recentes. Nos últimos anos, muitas mulheres aderiram à moda das unhas longas. Celebridades como Beyoncé, Lady Gaga, Cardi B, Anitta, Iza e Glória Groove, por exemplo, ostentam longuíssimas unhas. Mas, é preciso saber que este estilo pode virar algo perigoso para a saúde.

É possível encontrar bactérias e fungos nas unhas de todas as pessoas, sejam elas grandes ou pequenas. No entanto, estudos recentes descobriram Staphylococcus aureus resistentes a antibióticos e que podem causar graves infecções apenas em amostras coletadas em unhas grandes. Os micro-organismos ficam escondidos na parte interna da unha, próxima a área da pele.

Isso significa que ter unhas grandes, sejam elas naturais, postiças ou de acrigel, aumenta o risco de se contaminar com fungos e bactérias. Isso porque os micro-organismos podem entrar no seu corpo ao coçar alguma parte da pele, ao roer as unhas ou ao levar as mãos à boca.

Além disso, o acúmulo de bactérias e fungos podem gerar uma micose na unha e deixá-la deformada.

Leia Também


Por conta do risco de contaminação sob as unhas, que profissionais de saúde precisam mantê-las curtas. Entre 1997 e 1998, a morte de 16 bebês internados na UTI de um hospital na cidade de Oklahoma, nos EUA, foram associadas a bactérias encontradas sob as unhas longas de duas enfermeiras.

Por uma questão de saúde, a recomendação é não ter unhas grandes.

Os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos EUA têm algumas orientações sobre como evitar contaminações causadas por bactérias que se alojam sob as unhas:

- Mantenha as unhas curtas;
- Ao lavar as mãos, esfregue o sabão na parte de baixo das unhas;
- Evite roer unhas;
- Limpe todos os utensílios antes de usá-los nas unhas;
- Evite cortar ou retirar a cutícula, pois ela é uma barreira contra infecções nas unhas;
- Nunca arranque com os dentes as peles que ficam ao redor das unhas, remova cuidadosamente com um alicate;
- Ao fazer a unha em um salão ou com um manicure, certifique-se de que os equipamentos foram esterilizados antes do uso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!