País não aplicou vacinas contra a Covid
tawatchai07 / Freepik
País não aplicou vacinas contra a Covid

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, com sede em Washington, nos Estados Unidos, alertou que a  Coreia do Norte pode se tornar o epicentro de novas variantes devido à baixa imunidade da população à Covid-19.

Os especialistas chegaram a essa conclusão já que o país não aplicou nenhuma vacina contra o coronavírus na população local, de acordo com o jornal Washington Post .

Segundo relatório do Centro, autoridades norte-coreanas indicaram que preferem vacinas com uso de tecnologia mRNA, como Pfizer ou Moderna.

Ainda em 2021, 3 milhões de doses da Coronavac e 2 milhões da AstraZeneca foram enviadas ao país, mas ambas foram negadas pelo líder norte-coreano Kim Jung-un. Na ocasião, ele mencionou preocupações com possíveis efeitos colaterais dos imunizantes e disse que as remessas deveriam ser enviadas a outros países que precisassem mais delas.

A Coreia do Norte e a Eritreia, que fica entre o Sudão e a Etiópia, no continente africano, são as únicas nações no mundo que não administraram vacinas contra a Covid-19 na população.

Leia Também

Leia Também

Autoridades da Missão da Coreia do Norte nas Nações Unidas não responderam ao jornal se pretendem aceitar vacinas contra a doença ou o que espera antes de ingressar em um programa de imunização.

Um comunicado da Gavi Alliance, parte da iniciativa Covax, que tem o objetivo de entregar vacinas às pessoas mais vulneráveis do mundo, informou que mesmo que não haja mais doses disponíveis à Coreia do Norte, outras poderiam ser disponibilizadas ao país caso a nação mude de ideia. O país chegou a completar alguns requisitos para aceitar entregas de Covax.

Além da questão das vacinas, a Coreia do Norte permanece com um bloqueio pandêmico e fechou as fronteiras, exceto para um nível mínimo de comércio com a China

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!