SP aplica mais de 800 doses contra gripe em população de rua
Tomaz Silva/Agência Brasil - 17.01.2022
SP aplica mais de 800 doses contra gripe em população de rua

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou a vacinação contra gripe e Covid-19 na população em situação no período de baixas temperaturas. Desde a última sexta-feira (13), 817 doses de vacina contra o vírus influenza foram aplicadas.

A vacinação ocorre por meio do trabalho itinerante das equipes do Consultório na Rua, nas visitas aos centros de acolhida e locais de permanência das pessoas em situação de rua, como as calçadas. Ao todo, 60 profissionais do Consultório na Rua estão envolvidos na busca ativa da população para imunização. A vacinação também está disponível nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Centros de Saúde Escola, nos drive-thrus e nos postos volantes estruturados pelas UBSs.

A SMS também tem intensificado a imunização contra a Covid-19 desta população, por meio de busca ativa, para completar ou iniciar o ciclo vacinal. Desde a última sexta-feira, 120 doses foram aplicadas. Ao todo, desde o início da campanha de vacinação, 60.068 doses contra a Covid-19 foram aplicadas nas pessoas em situação de rua.

Além disso, a SMS, por meio das equipes da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), iniciou as ações específicas de desratização e controle de zoonoses nas dez praças que terão as tendas instaladas para atender à população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. A ação também acontece nas regiões de maior concentração do público que será atendido nas tendas.

Durante a Operação Baixas Temperaturas 2022, a SMS, por meio dos profissionais do Consultório na Rua, atuará em conjunto com as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Até setembro, o atendimento será estendido também para o período noturno, das 19h às 7h. O Consultório na Rua realizará a vacinação contra a Covid-19 e a gripe nas tendas de atendimento até as 21h.

Os profissionais que compõem as equipes do Consultório na Rua são enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Para o trabalho, foi ampliada a capacidade de ambulâncias e cada tenda contará com serviço de remoção, que se somará ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no atendimento à população de rua.

Elas também serão alocadas em outros pontos, que contarão com veículos para o atendimento e suporte às equipes, quando as mesmas forem acionadas, conforme a necessidade.

Além da assistência, as equipes do Samu vão realizar treinamentos para auxiliar na remoção/manejo de pacientes que estejam em situação de hipotermia. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) vai realizar treinamentos de boas práticas, tanto em questões sanitárias quanto epidemiológicas, para os gestores dos serviços de acolhimento da Smads, que receberão as pessoas em situação de rua em suas dependências. A capacitação ocorre para minimizar os riscos de surtos ou qualquer outro problema de saúde.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!