Crianças que praticam esportes individual são mais propensas a ter depressão
Pexels
Crianças que praticam esportes individual são mais propensas a ter depressão


Os esportes coletivos são um “veículo para apoiar a saúde mental de crianças e adolescentes”. Esse é o resultado de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os cientistas descobriram que crianças que fazem esportes em grupo, como futebol ou basquete, são 10% menos propensas a sofrer de ansiedade e depressão e tinham 19% menos risco de se isolar em comparação com as sedentárias. 

Em contrapartida, aquelas que competem exclusivamente em esportes individuais como ginástica, tênis e luta livre têm 16% mais risco de serem ansiosas ou depressivas, e 14% a mais propensas ao isolamento do que as que não se exercitam.

A conclusão dos pesquisadores é que jogar com outras crianças aumenta a união e estimula um senso saudável de competição, enquanto que esportes individuais podem causar mais ansiedade no desempenho. 

No entanto, os autores do estudo afirmaram que são necessários mais trabalhos sobre o tema para se descobrir até que ponto os esportes individuais podem "ser problemáticos" para os jovens e "em quais circunstâncias".

Jogar em equipe tem "benefícios emocionais e comportamentais", que podem estar relacionados às "muitas oportunidades para interações sociais positivas", afirmaram os cientistas. Os jogadores de esportes coletivos também podem experimentar " uma sensação de proximidade e coesão com seus companheiros de equipe", o que pode aumentar as habilidades sociais dos jovens e sua capacidade de lidar com o estresse.

O novo artigo, publicado na revista científica Plos One, analisou dados de sobre os hábitos esportivos de 11.235 crianças americanas, com idades entre 9 e 13 anos. Elas fazem parte de um estudo maior, o Adolescent Brain Cognitive Development. 

Em andamento há dez anos, o trabalho aplica questionários para crianças e seus pais uma ou duas vezes por ano, desenvolve jogos e quebra-cabeças que avaliam a função cerebral, coleta amostras de saliva para testes e realiza exames de ressonância magnética.

Para se qualificar, as crianças tinham que praticar pelo menos um esporte individual ou coletivo que envolvesse prática formal, tivesse regras, fosse treinado por um líder adulto ou jovem e fosse competitivo. 

No novo artigo foram analisados dados de 3.348 crianças ou adolescentes que praticam esportes coletivos, 2.366 que fazem modalidades individuais e 1.750 que competem em ambos. A saúde mental deles foi comparada com um grupo controle que não pratica nenhum tipo de esporte.

Os pesquisadores observaram também que as crianças e adolescentes que praticam esportes coletivos são 17% menos propensos a sofrer problemas sociais e têm 12% menos chance de enfrentar problemas de atenção. 


Por outro lado, os problemas sociais foram 12% mais prevalentes e as crianças foram 14% mais propensas a sofrer problemas de atenção se praticassem esportes individuais.

O efeito mental negativo entre os jogadores de esportes individuais pode estar associado ao "estresse significativo" que as crianças e adolescentes enfrentam ao se apresentaram diante da torcida, sugerem os pesquisadores. 

Além disso, há também o medo de serem julgados por sua aparência. Eles também podem estar "profundamente conscientes" das expectativas colocadas sobre eles pelos pais, familiares e colegas que "podem resultar em pressão para um bom desempenho", ponderam os autores.

Por ser o primeiro estudo que aponta que a prática de esportes individuais pode causar mais problemas mentais e de relacionamento do que não praticar esportes, os autores sugerem que novas investigações sejam feitas, para se confirmar os resultados obtidos no novo trabalho. 

Estudos anteriores descobriram que o esporte individual estava associado a menos sintomas de pânico na idade adulta jovem e menos problemas de desatenção e hiperatividade, ressaltaram os cientistas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!