O cantor Justin Bieber publicou um vídeo no Instagram em que falou sobre o diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt
Reprodução/Instagram
O cantor Justin Bieber publicou um vídeo no Instagram em que falou sobre o diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt

Na última sexta-feira, o cantor Justin Bieber divulgou um vídeo no Instagram em que mostrou o rosto parcialmente paralisado e falou sobre ter sido diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt. A doença, causada pela reativação do vírus varicela-zoster – responsável pela catapora na infância e pelo herpes-zoster – levou o artista a adiar shows da turnê para se recuperar. Especialistas explicam que a reversão do quadro leva de semanas a meses, e que a síndrome pode provocar perda auditiva, vertigem e outros sintomas.

"Como vocês podem ver pelo meu rosto, eu tenho uma síndrome chamada Ramsay Hunt. Ela é causada por esse vírus que ataca os nervos do meu ouvido e da minha face e fez meu rosto ficar paralisado. Como vocês podem ver, esse olho não está piscando, não posso sorrir desse lado do meu rosto, esse lado do nariz não se move. É uma paralisia total desse lado do meu rosto", descreveu o artista na postagem.

O médico Josh Rosenberg, cirurgião plástico facial do Mount Sinai, em Nova York, disse ao jornal DailyMail que a recuperação geralmente acontece no período de três a seis meses. No entanto, ressaltou que, devido à pouca idade do cantor, a reversão do quadro pode ocorrer dentro de algumas semanas.

"Eu daria alguns meses, mas as pessoas podem realmente surpreender – especialmente os jovens. E ele é novo, diagnosticado precocemente e tratado rapidamente – o que é um bom sinal. Geralmente, de três a seis meses – possivelmente até um ano – (os pacientes) têm uma noção de quanto do movimento eles recuperaram", explicou Rosenberg ao jornal.

Entenda a síndrome de Ramsay Hunt

Segundo a Organização Nacional de Doenças Raras dos Estados Unidos, aproximadamente cinco a cada 100 mil pessoas desenvolvem a síndrome de Ramsay Hunt no país a cada ano. O diagnóstico é provocado quando o vírus que causa a catapora em crianças e herpes zoster em adultos é reativado e provoca uma inflamação nos nervos da face e dos ouvidos.

Isso porque esse microrganismo permanece em células do corpo durante a vida, mas sem causar novas doenças. Porém, pessoas imunossuprimidas, com outros problemas médicos ou em situações de estresse contínuo podem ter o vírus reativado. Não se sabe ainda o que desencadeou o surto no caso de Bieber.

"Estou fazendo todos esses exercícios faciais para que meu rosto volte ao normal e ele vai voltar ao normal, só não sabemos quanto tempo vai demorar. Mas vai ficar tudo bem, tenho esperança e confio em Deus", contou o cantor em sua publicação no Instagram.

Ao DailyMail, a especialista em paralisia facial da Escola de Medicina da Universidade de Washington, Nina Lu, explicou que, além da paralisia facial, o quadro da síndrome de Ramsay Hunt pode provocar perdas auditivas ou alterações na caixa de voz. Quando tratada de forma precoce, esses problemas tendem a ser temporários.

Ela destacou que é improvável que a paralisia e outras sequelas sejam permanentes no caso do artista, ressaltando que cerca de sete em cada 10 pacientes se recuperam completamente.

O tratamento é realizado com medicamentos antivirais e antiinflamatórios. As sessões de treinamento com fonoaudiólogos podem ajudar a minimizar o impacto na audição e reverter a paralisia dos músculos da face.

Em casos mais extremos, quando um nervo facial está sendo comprimido, por exemplo, pode ser indicada também uma intervenção cirúrgica.

Além dos sintomas listados por Justin Bieber, a síndrome de Ramsay Hunt pode se manifestar por meio de dores intensas no ouvido e na cabeça, vertigens, febre e problemas na fala.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!