Na manhã desta segunda-feira (20), o primeiro brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos recebeu alta em São Paulo. Anderson Ribeiro, de 41 anos, deixou o hospital após 14 dias em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital.
Nas redes sociais, ele agradeceu a equipe do hospital. O paciente começou a desenvolver sintomas da doença após uma viagem à Europa. Anderson e a mãe tinham viajado para Portugal e Espanha e ele teve o diagnóstico confirmado em 9 de julho.
O Brasil já registrou oito casos confirmados de varíola dos macacos, sendo quatro apenas no estado de São Paulo.
O oitavo caso foi identificado e confirmado pelo Ministério da Saúde nesse domingo (19) . De acordo com a pasta, o paciente reside no município de Maricá (RJ) e apresenta um caso clínico estável.
"Não apresenta histórico de viagem para o exterior, mas relata contato com estrangeiros", disse o ministério sobre o oitavo caso. O paciente está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município.
A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que passa de macacos e outros animais para os seres humanos. Ela é causada por um vírus e pertence à família dos orthopoxvírus. A infecção é semelhante à varíola humana — única doença erradicada no mundo —, mas mais leve.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.