Vírus da 'varíola dos macacos'
Foto: Centro de Controle de Doenças/Divulgação - 20/05/2022
Vírus da 'varíola dos macacos'

Uma criança com menos de dez anos foi diagnosticada com a varíola dos macacos em Amsterdã, na Holanda, segundo o relato do caso recém-publicado na revista científica Eurosurveillance.

Na última sexta-feira, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) também anunciaram os dois primeiros casos da doença na população infantil. O número real de diagnósticos pediátricos, no entanto, pode ser maior. Em coletiva de imprensa no final de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já afirmava monitorar três casos em menores de 18 anos.

A criança holandesa testou positivo para o vírus monkeypox após retornar de uma viagem de uma semana à Turquia. De acordo com a descrição do caso, ela começou os sintomas com duas lesões na pele, localizadas na bochecha e na região da mandíbula. Os médicos prescreveram cremes antifúngicos e antibióticos, acreditando se tratar de uma infecção leve na pele, porém mais erupções cutâneas apareceram nos dias seguintes.

Quando o número de lesões chegou a 20, e em diversas partes do corpo, o paciente foi encaminhado para o Hospital de Crianças Emma, na capital Amsterdã, já com suspeita para a varíola dos macacos. Os médicos contam que a criança estava estável e sem febre, além de não apresentar erupções na região oral ou genital – local onde tem aparecido grande parte das lesões relacionadas ao surto atual da doença. Após realizar o exame PCR, foi confirmado o diagnóstico de varíola dos macacos.

Embora não se se saiba se o vírus monkeypox pode estar sendo transmitido por fluidos genitais, grande parte dos diagnósticos foram relacionados relações sexuais. Por isso, os especialistas avaliaram a possibilidade de a criança ter sofrido um episódio de abuso, que foi descartada após análise médica e testagem negativa para infecções sexualmente transmissíveis.

As autoridades de saúde holandesas realizaram o rastreamento de contatos e não identificaram pessoas comprovadas ou prováveis para infecção pela varíola, não identificando assim a fonte da contaminação. As pessoas próximas da criança – os pais, um amigo e um irmão – receberam uma dose da vacina Imvanex, da Bavarian Nordic, que está sendo oferecida a indivíduos considerados em risco de exposição em países europeus, além de outros como Estados Unidos e Canadá.

Após uma semana, a carga viral do monkeypox caiu para níveis não detectáveis e o paciente teve uma recuperação total. Nenhum caso secundário, em pessoas que tiveram contato com a criança, foi identificado.

“Com esta descrição de caso, desejamos conscientizar os médicos de que o monkeypox pode se desenvolver em crianças e estar presente na população em geral. Aconselhamos testes diagnósticos imediatos em caso de sintomas clínicos potencialmente relacionados ao monkeypox para evitar uma possível transmissão não detectada na comunidade. Defendemos a vacinação para contatos de alto risco para prevenir doenças potenciais e transmissão sucessiva”, escreveram os médicos no relato.

Casos nos EUA

Em entrevista coletiva no dia 29 de junho, a OMS já havia comunicado monitorar registros da doença em três crianças e adolescentes. Segundo a organização, todos os pacientes estavam com sintomas leves.

"Não temos casos severos, mas é um grupo que nos preocupa. Precisamos fazer o possível para controlar o surto", falou à época o gerente de incidentes da OMS, Abdi Mahamud.

Na última sexta-feira, os EUA anunciaram dois casos em crianças. Embora as idades não sejam informadas, os CDC afirmaram que um dos diagnósticos é em um bebê de até três anos. Os casos não têm relação entre eles, sendo o mais novo localizado na Califórnia e o outro identificado em um paciente que não mora no país.

Ambos tiveram sintomas, mas estão bem e recebendo tratamento com antivirais. Os CDC recomendam os medicamentos para menores de oito anos por ser um público de maior risco para agravamento da doença.

A entidade alertou que qualquer pessoa pode ser contaminada pelo vírus por meio do contato pele a pele, o que, com crianças, inclui "segurar, acariciar, alimentar, bem como por meio de itens compartilhados, como toalhas, roupas de cama, copos e utensílios".

Emergência internacional

Neste sábado, a OMS declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública internacional, o nível máximo de alerta do órgão, atribuído também à Covid-19. O anúncio foi feito pelo diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva, que anunciou terem sido registradas pela organização 5 mortes e quase 17 mil casos em 75 países até o momento.

"Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto.

No final de junho, o comitê de emergência da entidade havia decidido não atribuir ainda o status à varíola dos macacos. No entanto, frente ao aumento acelerado dos casos, a organização convocou uma segunda reunião na última semana. Como os membros do grupo não chegaram a um consenso, coube ao diretor-geral a decisão.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!