Fios de PDO na harmonização facial
Divulgação
Fios de PDO na harmonização facial

Antes de explicar sobre os fios vou falar um pouco sobre o processo de envelhecimento da face. Juventude significa boa estrutura óssea de suporte. O envelhecimento facial resulta em alterações (reabsorçāo) do tecido ósseo e mole, diminuiçāo da produçāo de colágeno, atrofia muscular e lipodistrofia (gordura muda de lugar).

Para um bom planejamento, é necessário uma análise tridimensional do envelhecimento, respeitando seus vetores de cima para baixo.E a reestruturaçāo do esqueleto facial deve ser abordada para obter um aspecto natural.

Essa perda de estrutura que sofre queda tem a necessidade de reposicionamento. E os fios conseguem promover a traçāo, elevando e sustentando os tecidos, reposicionando os ligamentos e os compartimentos de gordura que envelheceram, perderam colágeno e migraram para o terço inferior.

Os fios produzem colágeno, fibras elásticas e matriz extracelular, melhorando a flacidez; proporcionando um efeito lifting natural e duradouro. Lembrando que a principal preocupaçāo quando vamos iniciar o tratamento com fios é a saúde.

Sem saúde nāo há beleza

Agora posso falar sobre os fios. Eles sāo usados há mais de 20 anos em
forma de sutura e passaram a ser utilizados no início dos anos 2005 para estética facial.

Os fios de PDO sāo constituídos de polidioxanona, e é um polímero sintético mono-filamentar de coloraçāo roxa, que se torna transparente 3-4 dias depois de inserido. É reabsorvido pelo organismo a partir da camada exterior, por hidrólise, após um período de tempo de aproximadamente 8 meses.

E sāo lentamente substituídos por um tecido conjuntivo rico em colágeno que permanece na pele após sua degradaçāo.

Temos que aguardar 2 semanas para o fio se integrar ao tecido e, por isso é necessário que o paciente nāo durma amassando a bochecha,colocando um travesseiro para o apoio da cabeça.

Atividade física de impacto também nāo é legal; assim como tomarcuidado com as expressões faciais: evitar caretas, sorrir grande, gritar, bocejar. Durante esse período é provável uma certa sensibilidade e o paciente tem que saber disso.

Agora um segredo: os fios nāo fazem nada sozinhos mas tem coisas que só eles fazem. É necessário sempre associar tratamentos, explica a dra.Marcela Puglisi especialista em Harmonização facial:

A toxina botulínica é necessária como prevençāo, para termos um equilíbrio do tratamento.

Quando estamos trabalhando com fios estamos reposicionando cada tecido que perdeu colágeno, que defletiu pelo envelhecimento, entāo associamos os preenchedores sem excessos, para dar volume apenas onde for necessário com uma menor quantidade dos mesmos, porque o lado tratado com os fios já fica com aquele volume natural tirando o peso da gordura.

E nāo simplesmente tratar apenas com preenchedores porque o rosto já está pesado; e sim reposicionar primeiro.

As curvas do rosto ficam maravilhosas. Quando a gordura reposiciona e junto com ela os vasos sanguíneos melhoram seu fluxo e a cor escura no caso das olheiras. Já o preenchimento de olheiras em alguns casos só vāo gerar volume e piorar a vascularização. Esse é nosso foco. E essa é a proposta do trabalho de reestruturaçāo, devolvendo tudo para o lugar.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!