Você sabe o que é a ginecomastia? O nome pode não ser tão familiar, mas o fenômeno é comum. O aumento do volume nos seios dos homens é uma questão que incomoda parte da população masculina, e é uma das cirurgias plásticas mais frequentes nas clínicas estéticas, de acordo com a cirurgiã plástica Abdulay Ezequiel.
"A ginecomastia pode causar uma limitação no cotidiano do paciente. Homens que têm essa condição relatam vergonha de fazer exercícios físicos pelo movimento dos seios, e preferem treinar utilizando duas camisas. Também é comum ouvir pacientes falando que têm receio de ficar sem camisas em ocasiões sociais, como churrascos", conta a cirurgiã.
Quais são as causas da ginecomastia?
Abdulay também explica que o tamanho das mamas pode aumentar de duas formas diferentes. A primeira é quando há um acúmulo de gordura, e nesse caso o procedimento realizado para a diminuição do volume é a lipoaspiração. O outro caso é quando as glândulas mamárias estão maiores do que o tamanho esperado, e a explicação geralmente é externa.
"A situação mais comum é causada pelo uso dos anabolizantes e esteroides, que causam uma desregulação hormonal e levam ao aumento das glândulas mamárias", explica a cirurgiã.
Como é o tratamento da ginecomastia? O que ajuda a diminuir a ginecomastia?
Neste caso, é necessário realizar um acompanhamento com um endocrinologista, que será capaz de avaliar o nível da desregulação hormonal. É possível fazer uma cirurgia reparadora, mas antes é preciso fazer uma ultrassonografia para avaliar se o volume maior está sendo causado pelas glândulas ou pela gordura, e descartar também a presença de nódulos no local.
Qual é o preço médio da ginecomastia?
O preço varia de acordo com o estado e o profissional que fará o procedimento. A pessoa interessada deve gastar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil na operação de ginecosmastia.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.