A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) firmou uma parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do município (Coren-SP) e com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER), para habilitar enfermeiros como multiplicadores responsáveis por disseminar, em cada região da cidade, o procedimento correto para realização de coleta biológica para teste de monkeypox, a varíola símia.

Serão treinados inicialmente, 60 profissionais das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) da capital e das Organizações Sociais de Saúde (OSSs) parceiras. A capacitação foi dividida em quatro turmas de 15 enfermeiros multiplicadores e é realizada de modo presencial na unidade do Coren-SP Educação. O curso é ministrado por profissionais de enfermagem da educação permanente do Emílio Ribas.

A formação começa com um momento teórico, no entanto, sua grande carga horária é focada na simulação realística, onde os multiplicadores praticam a coleta do material por meio de simulação com plástico bolha e crostas criadas por cauterização em pata de porco, cuja pele é semelhante à humana. Durante a prática, os participantes realizam os procedimentos munidos dos equipamentos de proteção individual (EPIs), exatamente como deve acontecer em situações reais, ação que reforça a paramentação correta para segurança do profissional.

De acordo com o conselho, a intenção é disseminar a informação e habilitar o maior número possível de enfermeiros, já que são eles os profissionais que atuam na linha de frente no atendimento dos casos suspeitos de monkeypox e os únicos responsáveis pela coleta, conforme o parecer do Coren-SP CAT nº 012/2022. Por isso, além do treinamento presencial para os multiplicadores, o conselho pretende lançar, em breve, videoaulas sobre o tema.

"A parceria com o Coren-SP e o IIER é de suma importância neste momento em que a capital paulista registra o maior número de casos da doença no país. O objetivo da capacitação é proporcionar ao enfermeiro a realização de uma coleta laboratorial efetiva, sem causar danos ao paciente e resguardar sua própria proteção", explica Claudia Campos de Almeida, responsável pela Área Técnica de Enfermagem da SMS.

A primeira turma se formou nessa terça-feira (16) e os demais treinamentos estão programados para acontecer nos dias 18, 22 e 24 de agosto, com possibilidade de lançamento de novas turmas.

Ações e monitoramento
Desde maio, com o registro dos primeiros casos no mundo, a Covisa deflagrou alertas para a rede municipal, com orientações para busca ativa e monitoramento de casos suspeitos nos serviços de saúde. Posteriormente, foram adotadas outras medidas para conter a disseminação do vírus, como elaboração de fluxograma de atendimento, protocolo de assistência laboratorial e capacitações, como a realizada em 2 de agosto pelo canal de YouTube da prefeitura, dirigida a profissionais e gestores de saúde e educação, esclarecendo medidas a serem adotadas para conter o avanço da doença no munícipio.

O primeiro caso de monkeypox na cidade foi registrado no dia 9 de junho, e até momento, o total de pacientes confirmados é de 1.642, de acordo com o Boletim Monkeypox, disponível no site da SMS. O atendimento para os casos suspeitos de infecção vem sendo realizado em toda a rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), prontos-socorros e prontos atendimentos da capital.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!