Os benefícios para a saúde começam com a redução de apenas 3% do peso; entenda
Thinkstock/Getty Images
Os benefícios para a saúde começam com a redução de apenas 3% do peso; entenda

Emagrecer, mesmo que seja bem pouco, já proporciona significativas mudanças nos indicadores de saúde. É o que apontam estudos recentes. Por exemplo, perdas de peso de 3% estão associadas a benefícios como redução nos níveis de glicose. Alguns autores sugerem, inclusive, que essa porcentagem de peso pedido pode estar associado a uma menor probabilidade de complicações de doenças infecciosas, incluindo a Covid-19.

Reduções de apenas 5% de peso, como uma queda de peso de 100kg para 95kg, já melhora marcadores metabólicos, como o aumento do colesterol HDL (o "bom"), menor risco de depressão, diminuição das dores nas articulações e melhora da fertilidade.

A perda de peso de 7% tem sido associada a um menor risco de diabetes tipo 2. Dados de um estudo do Programa de Prevenção do Diabetes (DPP) dos Estados Unidos mostram que cada quilo perdido estava associado a uma redução de quase 16% no risco de diabetes.

  • Perda de 3%:  menor risco de complicações ou doenças infecciosas, como a Covid-19;
  • Perda de 5%:  redução de 20% a 30% da pressão arterial, melhora do colesterol HDL (o bom), menor risco de depressão, melhora a fertilidade;
  • Perda de 7%:  redução de 15% no risco de desenvolver diabetes a cada quilo perdido a partir desse parâmetro;
  • Perda de 10%:  queda de 22% no risco de desenvolver síndrome metabólica, que está associada a problemas do coração, AVC e diabetes;
  • Perda de 15%:  Remissão de até 86% do diabetes tipo 2.

Perdas de peso acima de 10% têm efeitos importantes na diminuição da gordura do fígado e no risco de doenças cardiovasculares. Uma perda de peso de 11% foi associada a uma queda de quase 23% no tecido adiposo intra-abdominal, apontando que perda de peso tem um efeito positivo no acúmulo de gordura ectópica, que está associada a aterosclerose. O estudo DIRECT, feito por universidades do Reino Unido, apontou que uma perda de peso de 10% a 15% provocou a remissão do diabetes tipo 2 em 57% e 86%, respectivamente.

Na questão estética, por sua vez, a redução de 5% a 15% talvez não tenha um efeito visual tão impactante, mas especialistas afirmam que esse emagrecimento já gera reduções de medidas, principalmente na circunferência abdominal.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!