Um adolescente, de 16 anos, morreu em Simões, no Piauí, após ter sido infectado pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, conhecido como "doença do tatu". Além dele, o irmão, de 14 anos, e o amigo, de 22, também foram contaminados.
O adolescente morreu no último sábado, após ter ficado 8 dias internado na UTI do hospital de Picos. Ele chegou a ser intubado mas não resistiu. O amigo do jovem está internado em uma semi-UTI no hospital Justino Luz, e o irmão é monitorado em casa.
O hospital Justino Luz informou em nota que o adolescente procurou ajuda médica "após apresentar perda de peso, febre alta, dor torácica, dispneia e tosse".
A casa de saúde também disse que o jovem que permanece internado apresenta dificuldade de respirar e está em uma sala de cuidados críticos.
A Secretaria de Saúde de Simões informou que os três pacientes entraram em contato com tocas de tatus há cerca de um mês Isso ocorreu durante uma caçada, e que, logo em seguida, apresentaram os sintomas da doença.
O prefeito de Simões, Zé Wlisses, disse que existe uma cultura de caça ao tatu para venda e que essa não é a primeira vez que um caso da doença é registrado no município. Ele informou que a prefeitura está fazendo campanhas e dando palestras para evitar a caça e a transmissão da doença.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.