Homem tomando café
shutterstock
Homem tomando café


Um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, aponta que o consumo diário de pelo menos duas xícaras de café pode aumentar o tempo de sobrevida de homens diagnosticados com câncer de próstata.

O trabalho, que ainda está em fase inicial, encontrou uma associação entre o genótipo CYP1A2 AA (que metaboliza a cafeína de forma rápida) e uma sobrevida mais longa ao câncer de próstata.

O oncologista e principal autor da pesquisa, Justin Gregg, disse em comunicado que "precisamos olhar mais para o que pode estar acontecendo em termos de café e impacto na vida das pessoas, especialmente aquelas que são diagnosticadas com câncer”.

O estudo incluiu mais de 5.700 casos observados em sete estudos e dados para casos de câncer de próstata de trabalhos que estavam no Practical Consortium. O consórcio é organizado pela Associação de Câncer de Próstata para Investigar Alterações Associadas ao Câncer no Genoma. 

A pesquisa estudou pacientes em vigilância ativa, casos nos quais a pessoa decide não trata o câncer, apenas observa sua evolução; pacientes que foram tratados para o câncer de próstata; e pessoas que tinham metástase. O estudo comparou a quantidade de café consumida  e considerou alta a ingestão daqueles que ingeriam duas ou mais xícaras de café diariamente. Já àqueles que consumiam três ou mais xícaras por semana tiveram a ingestão considerada baixa.



Os estudiosos descobriram que a alta ingestão de café está associada a uma maior sobrevida específica do câncer de próstata em homens que tinham o genótipo CYP1A2 AA.

Justin Gregg acredita que "há uma chance no futuro, com pesquisas adicionais, de que olhar para coisas como o que fazer em sua dieta com base em certos grupos de pacientes possa ser algo que seja usado para aumentar o tratamento de homens diagnosticados com câncer de próstata”.

Para o pesquisador, essa pode se tornar uma prática adotada por médicos  quando estiverem tratando homens com câncer de próstata.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!