Medicamento injetável foi considerado melhor que a vasectomia, por ser menos dolorosa e reversível
Pixabay
Medicamento injetável foi considerado melhor que a vasectomia, por ser menos dolorosa e reversível

Um contraceptivo masculino inédito em forma de injeção, com eficácia de até dez anos, está na fase final de testes e deve ficar pronto em doze meses. É o que prometem os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia. O medicamento, de nome Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), foi considerado melhor que a vasectomia, por ser menos dolorosa e reversível.

O produto é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides individuais, impedindo que eles fertilizem o óvulo. Um teste feito em 300 voluntários apontou 97% de eficácia. O procedimento pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção de água e bicarbonato de sódio.

O Risug completou vários ensaios clínicos em seres humanos na Índia e aguarda aprovação das autoridades médicas do país. Nos Estados Unidos, um contraceptivo masculino chamado Vasalgel, que funciona de forma semelhante, está em desenvolvimento.

A grande vantagem deste tipo de contraceptivo é que, diferentemente da maioria dos anticoncepcionais femininos, ele não é baseado em hormônios. As tentativas de desenvolver uma pílula anticoncepcional masculina baseada em hormônios sexuais fracassaram devido a possíveis efeitos colaterais, como surgimento de acne e alterações. Ambos são efeitos colaterais comuns em pílulas para mulheres.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!