O novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (30), mostra que o país fechou setembro como o segundo mês com os menores registros semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil.
O estudo apontou para queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e estabilidade na de curto prazo (últimas três semanas).
Apesar da manutenção de queda nos casos associados a Covid-19 ser estável, o vírus influenza A apresentou aumento especialmente em São Paulo e no Distrito Federal.
Entre os casos de influenza, observa-se predomínio do influenza A H3N2, assim como no surto epidêmico de novembro e dezembro de 2021.
No geral, os dados seguem apontando para o amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2, especialmente na população adulta, porém mantendo queda. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 15,9% para influenza A; 1,3% para influenza B; 9% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 49,7% para Sars-CoV-2 (Covid-19).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.