Técnicos do Ministério da Saúde deram aval para vacinar bebês contra Covid a partir de 6 meses de idade até a crianças de 4 anos com o imunizante da Pfizer. O início da aplicação, porém, segue sem data para começar.
Cabe ao titular da pasta, Marcelo Queiroga, bater o martelo sobre a imunização da faixa etária. Atualmente, só crianças a partir de 5 anos podem tomar as doses de Pfizer no Brasil.
A decisão foi tomada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Programa Nacional de Imunizações. O grupo tem função de assessoramento, sem poder de decisão.
Numa comparação, a pasta levou 20 dias para liberar a vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos após a aprovação da Anvisa. O período ficou marcado por um imbróglio político durante consulta e audiência públicas que deram voz a integrantes do movimento antivacina.
Dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) mostram que 52,3% das internações por Covid-19 na faixa etária ocorrem de recém-nascidos a bebês de até 1 ano.
A projeção é de que o Brasil tenha 12 milhões de crianças de 6 meses a 4 anos. Segundo a Anvisa, a vacina deve ser aplicada em três doses: a segunda vem três semanas após a primeira e, a última, depois de oito semanas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.