Covid longa: 18 meses depois, 48% não se sentem totalmente recuperados
Reprodução: BBC News Brasil
Covid longa: 18 meses depois, 48% não se sentem totalmente recuperados

Um estudo  mostrou que 42% dos infectados com a Covid-19 se sentem apenas parcialmente recuperados num período de até 18 meses após a contaminação. Além disso, 6% relataram não ter melhorado nada dos sintomas da doença. O estudo foi publicado nesta quarta-feira na revista científica Nature Communications.

O trabalho foi criado em maio de 2021 para compreender o impacto a longo prazo da infecção pelo Sars-CoV-2 em comparação com indivíduos que não foram contaminados.

O estudo analisou 33.281 pessoas que tiveram a doença e compararam com 62.957 indivíduos que não registraram uma infecção pela Covid-19 - um público de quase 100 mil participantes.

Além da constatação de que quase metade dos infectados não relataram uma melhora completa no período de mais de um ano após a contaminação, os responsáveis pelo estudo também observaram quais eram os grupos com maior persistência das queixas.

Pessoas idosas, mulheres, pessoas carentes e indivíduos com problemas de saúde física e mental pré-existentes foram mais propensos a ter sintomas duradouros.

As reclamações a longo prazo mais relatadas foram falta de ar, dor no peito, palpitações e confusão mental, ou 'névoa cerebral', como é conhecida. Durante o período, o status de recuperação permaneceu indiferente para a maioria das pessoas, com apenas 13% dizendo ter melhorado ao longo do tempo e 11% sentindo alguma deterioração.

Além disso, entre os vacinados antes da contaminação, a prevalência da Covid longa foi de 24% a 42% menor para 7 sintomas: mudanças no olfato, no paladar, problemas de audição, perda de apetite, problemas de equilíbrio, confusão / dificuldade em se concentrar e ansiedade / depressão.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!