Um estudo publicado em setembro pela American Diabetes Association na revista 'Diabetes Care', liderado por Xin Wang , pesquisador do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan , revelou que mulheres com idade média de 50 anos expostas a poluição do ar tem maiores chances desenvolverem problemas com a obesidade.
A pesquisa analisou dados de 1.654 mulheres através de planilhas do Estudo de Saúde da Mulher em todo os Estados Unidos . Os pesquisadores também acompanharam as exposições anuais à poluição do ar em cada uma das mulheres - que tinham idade média de 49,6 anos.
A conclusão é que a exposição à poluição do ar está ligada a maior gordura corporal, maior proporção de gordura e menor massa corporal magra em mulheres na meia-idade. As mulheres expostas a um ar mais poluido apresentaram aumento na gordura corporal de 4,5% ou cerca de 2,6 libras (1,17 kg).
Os pesquisadores também analisaram como a poluição do ar e a atividade física influenciaram a composição corporal e descobriram que altos níveis de atividade física são uma boa maneira de compensar os efeitos da exposição à poluição do ar na saúde.
Acesse ao estudo completo aqui: versão em Inglês
Entre no
canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.