
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) revelou nesta quarta-feira (16), que o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL) , está com erisipela , uma infecção na perna. Por isso, o mandatário estaria evitando alguns compromissos oficiais.
A erisipela é uma infecção cutânea causada pela bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes, podendo ser também agente do processo infeccioso a Staphylococcus aureus e outros. Ela adentra o organismo através de picadas de insetos, frieiras e micoses de unhas.
Além disso, pessoas com diabete e com baixa imunidade estão mais suscetíveis a contrair a infecção.
A doença que acomete Bolsonaro não é contagiosa, uma vez que é uma contaminação secundária que ocorre a partir de feridas. O diagnóstico é feito criteriosamente por um clínico e pode ainda ser necessário a realização de exames de sangue para rejeitar complicações.
Principais sintomas:
-
Calafrios;
-
Febre alta;
-
Tremores;
-
Fraqueza;
-
Mal-estar;
-
Náuseas;
-
Vômitos.
Fatores de risco
-
Histórico da doença;
-
Obesidade;
-
Problemas circulatórios;
-
Diabetes;
-
Doenças imunossupressoras;
-
Uso de medicamentos imunossupressores;
-
Declínio do sistema imunológico;
-
Doenças de fígado ou dos rins;
-
Uso de drogas injetáveis;
-
Gravidez.
Tratamento
O uso de antibióticos específicos prescritos por um médico podem ser requeridos para eliminar a bactéria. O paciente deve ainda manter as pernas elevadas para eliminar o inchaço e realizar a higienização adequada das lesões de pele e as frieiras.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.