Desigualdades de todos os tipos são os maiores obstáculos ao enfrentamento da AIDS no mundo
Pixabay
Desigualdades de todos os tipos são os maiores obstáculos ao enfrentamento da AIDS no mundo

Seis em cada dez crianças de 5 a 14 anos que vivem com o vírus HIV no mundo não recebem tratamento adequado para o controle da infecção. É o que aponta um novo relatório do UNAIDS, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS , publicado nesta terça-feira (29). Em 2021, 800 mil meninos e meninas nessa faixa etária seguiam sem tratamento para o controle do vírus.

O índice de crianças com HIV se deve sobretudo à chamada transmissão vertical, que ocorre quando a gestante passa o vírus para o bebê. Isso pode ser evitado por meio de pré-natal e medicamentos adequados durante a gravidez, mas ainda há pouco conhecimento da população geral sobre o assunto. Também há casos de a gestante nem ao menos saber que é portadora do vírus.

O relatório tem como foco as desigualdades sociais e econômicas, considerados os maiores obstáculos para eliminar a epidemia de HIV e AIDS até 2030 , uma meta estabelecida pelas Nações Unidas. No Brasil, o medicamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas essa não é a realidade do resto do mundo. A questão da transmissão vertical também é mais controlada por aqui em comparação com outros lugares.

A pesquisa aponta ainda que a masculinidade tóxica está presente em regiões com alta incidência de HIV. Nesses locais, as mulheres submetidas à violência por parte de seu parceiro enfrentam um risco 50% maior de infecção pelo HIV.

Em 33 países analisados pelo estudo, de 2015 a 2021, apenas 41% das mulheres casadas, com idades entre 15 e 24 anos, podiam tomar suas próprias decisões sobre saúde sexual. A amostragem diz respeito às regiões da África Subsaariana e outros países com entraves econômicos e sociais. O levantamento mostra que meninas da África Subsaariana são três vezes mais propensas a contrair o HIV do que seus parceiros do sexo masculino.

No Brasil, apesar de o tratamento ser oferecido gratuitamente, a violência de gênero também afeta o enfrentamento à AIDS. Além disso, relatórios mais antigos mostram que as desigualdades raciais nesse quesito são também um problema e seguem em aceleração. Entre 2010 e 2020, a taxa de mortes de negros por HIV no país aumentou 10,6%, enquanto a de brancos caiu 10,6%.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!