A Fiocruz fez um levantamento que mostrou que o Brasil tem mais de 1,1 milhão de procedimentos hospitalares represados por conta da pandemia de Covid-19.
Dentre os procedimentos com maior déficit estão: Cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal, Cirurgia do aparelho geniturinário, Cirurgia do aparelho circulatório, Cirurgia das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço e Tratamento em nefrologia.
O estudo foi realizado considerando a média de atendimentos, cirurgias e exames realizados entre 2014 e 2019 e os observados entre 2020 a maio de 2022.
Em nota divulgada a fundação afirma que o represamento dos atendimentos no SUS "deve ter influenciado diretamente nos óbitos indiretos observados pela doença".
A fila do SUS tem sido um dos temas trabalhados pelo grupo de trabalho da saúde no governo de transição, que deve sugerir propostas para tentar zerá-la.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.