O Ministério da Saúde anunciou a incorporação do remédio Zolgensma ao Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é usado por crianças com até seis meses de idade no tratamento de atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1.
A adesão ao SUS ocorre cinco dias após a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec) se manifestar favoravel à distribuição do medicamento pela rede pública.
O ministério informou que o remédio deverá estar disponível em até 180 dias. A pasta aponta que o período de ajuste é necessário para a elaboração de um protocolo de orientação sobre o uso do medicamento e negociação do preço de aquisição e prazos de entrega.
No Twitter, o ministro Marcelo Queiroga informou que o remédio também deverá ser incluído no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar, medida que obriga os planos de saúde a também cobrirem o tratamento quando prescrito aos clientes.
A atrofia muscular espinhal é uma doença rara e degenerativa. Ela é transmitida de pais para filhos e interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Com isso, são afetados gestos voluntários vitais simples do corpo, como se mover e respirar.
Entre os sintomas da doença estão: perda do controle e de forças musculares, e incapacidade e dificuldade de movimentos e locomoção.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.