Anvisa amplia lista para retirar pomadas de cabelo do mercado
Agência Brasil
Anvisa amplia lista para retirar pomadas de cabelo do mercado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversas outras marcas de pomadas modeladoras devido a presença de "substância conservante não permitida"  nesses produtos.

Mais de 20 fabricantes foram atingidos pela medida de recolhimento, suspensão e cancelamento de autorização da fabricação.

Anvisa havia recolhido lotes de apenas algumas empresas, no entanto, com o aumento dos casos de intoxicação, na última sexta-feira (10), a agência estendeu a proibição da venda a todos os lotes de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

Isso representa um total de 3.154 marcas de cosméticos presentes lista de produtos da Anvisa . A agência ainda investiga as causas da correlação desses produtos com os casos de intoxicação ocular.

Como a origem do problema ainda está em investigação , a Anvisa informou que o nome da substância que tem causado queimaduras oculares e até cegueira temporária não pode ser divulgado. 

Saiba quais são as novas marcas recolhidas das prateleiras:

1. Empresa: VIVER INDUSTRIA E COMERCIO DE COSMETICOS LTDA - ME - CNPJ: 32491629000178 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

2. Empresa: BINNO - INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA - ME - CNPJ: 53854550000134 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

3. Empresa: ALMEIDA INDUSTRIA E COMERCIO DE COSMETICOS LTDA - CNPJ: 12075402000134 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

4. Empresa: SL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA - CNPJ: 05.025.204/0001-09 - Motivo: relatos de eventos adversos graves relacionados a intoxicação ocular, liberação de lotes sem os estudos microbiológicos, não apresentação de estudos de estabilidade e ausência de informações sobre a concentração segura de ingrediente da formulação.

5. Empresa: NEW CONCEPT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS LTDA - CNPJ: 23759374000190 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

Anvisa determinou também a apreensão de produtos da empresa NOELMA SIMARA RIBEIRO GAMA (CNPJ: 07.308.873/0001-05) ao considerar que a empresa está estabelecida em local não autorizado, além de não apresentar licenciamento sanitário.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!