O Zé Gotinha, personagem que incentiva a vacinação no Brasil, abiu o Desfile das Campeãs
no Rio de Janeiro, neste sábado (25). Ele foi acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e por outros membros da pasta.
A presença do Zé Gotinha no Carnaval carioca marcou o início do Movimento Nacional pela Vacinação, que será oficialmente lançado por Nísia e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (27).
De acordo com o ministério, "a iniciativa prevê ações para ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS)".
Nesta primeira etapa, o Brasil inicia a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente da Pfizer, que melhora a imunidade contra o coronavírus da cepa original e também contra a variante Ômicron.
Inicialmente, apenas pessoas de grupos de risco vão receber a vacina bivalente, como idosos acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Além da Covid-19, o Movimento Nacional pela Vacinação também visa incentivar a imunização a outras doenças. "A mobilização vai unir o Brasil na missão de retomar as altas coberturas vacinais que já foram motivo de orgulho para o país", afirmou o ministério.