O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e viral por Influenza A na noite de quinta-feira (23). Ele precisou adiar uma viagem à China por conta da doença . Segundo os médicos, o chefe do Executivo está bem e deve retornar ao trabalho nesta quarta-feira (29) .
O que é a pneumonia?
A pneumonia é uma infecção que afeta o pulmão, órgão formado por alvéolos que se enchem de ar no momento da respiração. Na pneumonia, os alvéolos se enchem de líquido e pus, o que torna a respiração difícil devido à inflamação.
Quais são os sintomas?
Segundo Gleison Guimarães, especialista em pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, "os sintomas mais comuns da pneumonia são tosse, geralmente com catarro, pode acontecer cansaço e falta de ar, junto com dor torácica e febre são os sinais mais comuns da pneumonia bacteriana e também da pneumonia geral", explica o médico ao iG .
Tratamento
Guimarães afirma que os pacientes com algumas comorbidades são mais suscetíveis ao agravamento da doença. Desta forma, o tratamento será diferenciado para cada caso. Porém, se for uma pessoa saudável, "com infecção leve, a gente pode conduzir ambulatorialmente, ou seja, o tratamento feito em casa a partir de uso de antivirais e antibióticos".
Pneumonia e Influenza A
O médico explica que a pneumonia e a Influenza juntas, como no caso do presidente Lula, torna-se um quadro clínico de atenção porque são dois agentes concomitantes que podem agravar a situação do paciente se não tratado adequadamente.
"A gente pode falar da Influenza em subtipos, como H1N1 ou H3N2, que são basicamente agentes infecciosos que geram uma grande inflamação no tecido epitelial, o tecido pulmonar. Essa descamação e esse processo inflamatório induzido pelo vírus favorece a quebra da barreira mucosa, ou seja, da barreira de proteção das nossas vias aéreas, então esses processos causados pelo Influenza e por alguns outros vírus também pode aumentar o risco de infecção bacteriana sobreposta. A gente reconhece que o vírus da Influenza ele é um causador frequente de infecção bacteriana secundária. Para tratar isso associamos medicamentos antivirais com antibacterianos", explica o especialista.
Saúde de Lula
“O presidente Lula é uma pessoa de 77 anos, mas saudável. Faz exercícios diariamente, realmente ele se preocupa com a saúde. Um quadro de pneumonia, por bactéria, por vírus, pode acontecer com qualquer um de nós, e evidentemente todos os cuidados foram tomados e ele foi tratado", disse o médico do presidente, Roberto Kalil.
Lula já teve câncer de laringe em 2011. Ele se tratou com sessões de quimioterapia e radioterapia, estando curado em 2012. Ele ainda foi fumante por 50 anos, o que causou uma forte crise de hipertensão em 2010. Após o episódio, ele parou de fumar.
O petista também foi infectado pela Covid-19 duas vezes, a primeira em dezembro de 2020 e a segunda em junho de 2022. Ele já tomou as quatro doses da vacina contra o coronavírus.
Retorno ao Planalto
O presidente Lula volta a trabalhar no Palácio do Planalto até o final desta semana, segundo o ministro Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Ele está despachando no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, desde a sexta-feira (24), por conta do diagnóstico de pneumonia.