A secretaria estadual de Saúde de Goiás r egistra que pelo menos 14 cidades do estado estão com surto da síndrome mão-pé-boca.
Ao todo foi relatado 56 surtos, com pelo menos 646 casos suspeitos em todo o estado do centro-oeste do Brasil. A doença afeta principalmente crianças menores de cinco anos em creches e escolas.
Os sintomas da doença incluem: febre, feridas na boca e erupções na pele, que são mais comuns nas mãos e nos pés .
- Entre três e cinco dias após contraírem o vírus, as crianças geralmente apresentam febre e outros sintomas semelhantes aos da gripe
- As lesões começam como pequenas manchas vermelhas, geralmente na língua e no interior da boca, que formam bolhas dolorosas
As erupções cutâneas surgem com maior frequencia nas palmas das mãos e solas dos pés, além de outras partes do corpo, como nádegas, pernas e braços.
A doença costuma causar coceira e se parece com manchas vermelhas planas ou ligeiramente elevadas, às vezes com bolhas que têm uma área de vermelhidão na base.
Os indicativos de que as feridas apresentam dor incluem rejeitar comida ou bebida, babar ou preferir beber apenas líquidos frios.
Cuidados para prevenção da doença mão-pé-boca
A doença mão-pé-boca é altamente contagiosa e pode ser transmitida por contato com secreções das vias respiratórias, feridas nas mãos ou nos pés e fezes de pacientes infectados. A prevenção inclui lavar as mãos com frequência com água e sabão ou uso de álcool em gel.
É importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Não há tratamento médico específico para a doença, apenas medidas terapêuticas para aliviar os sintomas e prevenir a desidratação.
Os casos suspeitos estão concentrados em 14 municípios do estado de Goiás , de acordo com a secretaria de Saúde: Aparecida de Goiânia, Goiânia, Santo Antônio da Barra, Mundo Novo, Silvânia, Pires do Rio, Ouvidor, Corumbaíba, Cumari, Caldas Novas, Cezarina, Jesúpolis, Carmo do Rio Verde e Barro Alto.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.