A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira (5) que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mas ainda é uma pandemia global.
A decisão não significa que a pandemia tenha acabado, mas que os critérios específicos para a classificação de emergência foram atendidos e que a colaboração internacional e os esforços de financiamento podem mudar de foco ou serem encerrados.
O termo ESPII é importante para a coordenação dos esforços de saúde pública internacionais, e a designação do fim da emergência pode afetar a colaboração internacional ou os esforços de financiamento.
Já o termo pandemia descreve a disseminação mundial de uma nova doença e é diferente da ESPII .
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus , enfatizou que a Covid-19 ainda é uma ameaça à saúde global e que a batalha contra a doença ainda não acabou. O diretor-executivo da OMS , Michael Ryan , reforçou que não haverá um ponto em que a OMS anunciará o fim da pandemia.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.