Adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controlar peso corporal, diz OMS
jcomp / Freepik
Adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controlar peso corporal, diz OMS

Adoçantes sem açúcar não devem ser utilizados para controlar peso corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis, afirmou a  Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (15).

Uma revisão sistemáticas de evidências disponíveis tiveram resultados que sugerem que o uso de adoçantes não traz nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças.

De acordo com a OMS, o uso dessas substâncias ainda pode trazer efeitos indesejáveis com o uso prolongado, como um risco aumentado de  diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

“Substituir açúcares livres por adoçantes sem açúcar não ajuda no controle de peso a longo prazo. As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar”, disse o diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, Francesco Branca.

A recomendação da organização vale para todas as pessoas, exceto aquelas que têm diabetes pré-existente. O alerta também inclui todos os adoçantes não nutritivos sintéticos e naturais, ou modificados que não são padronizados como açúcares encontrados em alimentos e bebidas industrializados, ou vendidos sozinhos para serem adicionados a alimentos.

Geralmente, adoçantes desse tipo incluem acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, stevia e derivados de stevia.

"Adoçantes sem açúcar não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde", afirmou Francesco Branca.

O aviso da OMS não se aplica, porém, a produtos de higiene que também contenham essas substâncias (como pastas de dente, creme para a pele e medicamentos), a açúcares de baixa caloria e álcoois de açúcar (polióis) — açúcares ou derivados que contenham calorias.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!