Em publicação desta quarta-feira (7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os produtos da Fugini. A decisão ocorre após a empresa ter as atividades suspensas em março devido à "identificação de falhas graves de boas práticas de fabricação durante uma inspeção sanitária", conforme a própria agência.
Segundo a Anvisa, a liberação foi feita após nova análise dos registros de controle de qualidade da empresa e devido à ausência de resultados que pudessem representar risco à saúde do consumidor.
A agência acrescentou dizendo que a suspensão foi necessária para que a Fugini adequasse sua estrutura e os procedimentos exigidos pela legislação sanitária.
A liberação também inclui os produtos com ingredientes alergênicos, além da distribuição e uso dos itens acabados em estoque na fábrica, produzidos até 27 de março deste ano, e das polpas de tomate usadas como matéria-prima, fabricadas ou adquiridas até a data.
Os produtos que tiveram o recolhimento determinado pela agência, incluindo a maionese, no entanto, não foram inclusos na decisão. A Anvisa disse que segue fazendo o monitoramento do processo de recolhimento em execução pela empresa, assim como da fábrica de Monte Alto (SP).
Os lotes de maionese produzidos nessa fábrica, entre 20 de dezembro do ano passado e 21 de março deste ano, foram feitos com matéria-prima vencida, tanto da marca Fugini quanto da Ramy.
A Anvisa alertou que estabelecimentos comerciais e consumidores não devem utilizar os lotes mencionados na resolução e precisam entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 702 4337, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail [email protected] .
Em nota ao iG , a Fugini disse que "reitera o seu compromisso com a qualidade, a segurança e as boas práticas de fabricação de seus produtos". A empresa afirmou aproveitar a ocasião para "reforçar seu comprometimento com os consumidores brasileiros e se mantém de portas abertas para que, em caso de dúvidas, entrem em contato com o SAC".
Veja o comunicado na íntegra:
"Nota à Imprensa
Fugini – 07/06/2023
A Fugini Alimentos, empresa referência no setor com 27 anos de atuação no mercado, reitera o seu compromisso com a qualidade, a segurança e as boas práticas de fabricação de seus produtos. A Fugini aproveita a ocasião para reforçar seu comprometimento com os consumidores brasileiros e se mantém de portas abertas para que, em caso de dúvidas, entrem em contato com o SAC, pelo telefone 0800 702 4337, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08h00 às 17h00 ou pelo e-mail [email protected]
Equipe Fugini"
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.