Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SSASP) confirmou o primeiro caso de gripe aviária na cidade de São Paulo. O registro ocorreu em um condomínio localizado em Pirituba, região oeste da capital.
De acordo com a secretaria, a ave afetada pela doença foi identificada como um trinta-réis-real. Luiz Henrique Barrochelo, coordenador de Defesa Agropecuária do estado, destacou a importância de realizar ações de conscientização para prevenir a transmissão da doença entre humanos.
Barrochelo afirma que o trabalho de monitoramento está em andamento e as iniciativas educativas estão sendo reforçadas por meio de campanhas de comunicação, com o intuito de informar a população sobre as medidas adequadas para evitar a transmissão da gripe aviária aos seres humanos.
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SSASP) confirmou também um caso de gripe aviária em um animal na cidade de São Sebastião, no litoral norte do estado. A ave afetada foi identificada como um trinta-réis-de-bando e estava em uma área pertencente à Petrobras.
Esses dois casos mais recentes se somam aos cinco previamente detectados em 2023.
Além das aves encontradas em São Sebastião e na capital, foram registradas aves com a doença em Caraguatatuba, Guarujá e Ubatuba.