O Ministério da Agricultura divulgou, em uma atualização feita às 13h desta quarta-feira (12), na plataforma oficial, que foi identificado um novo foco de influenza aviária altamente patogênica (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres no Brasil.
Até o momento, foram registrados 63 casos da doença em aves silvestres em todo o país, além de um foco em um estabelecimento de criação doméstica voltado para subsistência. O ministério informou que existem outras cinco investigações em andamento, nas quais amostras estão sendo coletadas, mas ainda não houve um resultado laboratorial conclusivo.
Dentre as investigações em curso, uma delas está sendo realizada em uma galinha de produção voltada para subsistência, localizada em Rio Preto da Eva (AM).
É importante destacar que as notificações de aves silvestres e/ou de subsistência não afetam o status do Brasil como um país livre de Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP) e não há restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).