Casos de covid-19 e gripe  estão em queda
Reprodução: Freepik
Casos de covid-19 e gripe estão em queda

De acordo com o Boletim InfoGripe divulgado nesta quarta-feira (12) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as infecções pelo vírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19, apresentam uma tendência de queda na população adulta na maioria dos estados brasileiros. O boletim indica também que há sinais de interrupção no aumento dos casos relacionados ao vírus Influenza A, causador da gripe.

Entre as crianças, o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo o principal agente viral identificado. Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o país, o estudo indica uma diminuição nos novos casos em uma tendência de longo prazo nas últimas seis semanas, mas um crescimento nos últimos 21 dias.

Os dados dos exames de laboratório, divididos por faixa etária, mostram uma redução nos casos positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19) em todas as faixas etárias da população adulta. Nas faixas etárias de 15 a 49 anos e de 50 a 64 anos, o número de casos positivos para influenza A nas últimas semanas é semelhante ao de Sars-CoV-2.

 Essas informações são baseadas nos dados da semana epidemiológica de 25 de junho a 1º de julho.

Números nas capitais

Segundo informações do boletim, os estados do Acre, Amapá, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte estão apresentando um sinal de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em uma tendência de longo prazo.

Especificamente nos estados do Acre, Amapá, Pará e Rio Grande do Norte, o crescimento recente está afetando principalmente as crianças. Já em Goiás, o aumento da síndrome respiratória aguda grave está sendo observado tanto em crianças e adolescentes quanto em idosos com 65 anos ou mais.

Nove capitais, Belém, João Pessoa, Macapá, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro e São Luís, apresentam indícios de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

As crianças são as mais afetadas por esse aumento. O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressalta a importância de manter os cuidados diante do atual cenário.

Ele alerta para a situação de estabilidade em níveis elevados observada entre a população pediátrica em diferentes estados das regiões Norte, Nordeste e Sul. Gomes destaca que, mesmo com a interrupção do crescimento em alguns estados, as internações de crianças continuam significativas, o que mantém uma alta demanda por leitos pediátricos.

É fundamental, portanto, continuar com as ações e medidas para reduzir a transmissão de vírus respiratórios. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!