Menos de 20% dos adultos de SP tomaram a vacina bivalente
Reprodução: pixabay
Menos de 20% dos adultos de SP tomaram a vacina bivalente

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, menos de 20% dos adultos e menos de 60% dos idosos procuraram os postos de saúde para receber a  vacina bivalente contra a covid-19, de acordo com os registros do Programa Municipal de Imunização. 

A capital paulista já administrou 2.654.502 doses da vacina bivalente da Pfizer entre fevereiro e 17 de julho. Dessas, 1.200.550 foram destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, e 1.453.952 foram aplicadas em adultos entre 18 e 59 anos. 

A Secretaria afirma que o ideal seria alcançar uma cobertura de 90% do público-alvo. A vacina bivalente oferece maior proteção contra mutações do coronavírus, que podem causar picos da doença.

A cobertura vacinal contra a gripe também está abaixo da meta, com cerca de 53% dos idosos vacinados, totalizando 1,1 milhão de pessoas.

Campanhas de Vacinação

Com o objetivo de ampliar a taxa de vacinação na cidade, a Prefeitura realizará campanhas de imunização contra a covid-19 e a gripe nas estações de metrô e trem nos dias 17, 19 e 21 de julho, das 9h às 19h. Os cidadãos terão a oportunidade de receber a vacina nas estações Itaquera, da Linha 1-Vermelha do Metrô e 12-Coral da CPTM, e na estação São Mateus, da Linha 15-Prata do monotrilho.

Saiba como está funcionando o esquema vacinal da Covid19:

  • Crianças de 6 meses a 2 anos de idade: esquema básico são 3 aplicações (D1 + D2 + D3);
  • Crianças de 3 a 4 anos de idade: esquema básico iniciado com Pfizer Baby são 3 aplicações de Pfizer Baby (D1 + D2 + D3). Esquema básico iniciado com Coronavac são 2 aplicações (D1 + D2). Depois das doses do esquema básico, todas devem tomar uma dose de reforço;
  • Crianças de 5 a 11 anos de idade: esquema básico são 2 aplicações (D1 + D2). Depois, é preciso tomar uma dose de reforço;
  • Adolescentes de 12 a 17 anos de idade: esquema básico são 2 aplicações (D1 + D2). Depois, mais uma dose de reforço;
  • Adultos: esquema básico são 2 aplicações (D1 + D2). Depois, é preciso tomar uma dose de reforço com Pfizer Bivalente;
  • Idosos: esquema básico são 2 aplicações (D1 + D2). Depois, é preciso tomar uma dose de Reforço com Pfizer Bivalente;
  • Pessoas imunossuprimidas com 5 anos ou mais: esquema básico são 3 aplicações (D1 + D2 + D3). Depois, é preciso tomar uma dose de reforço comum para crianças de 5 a 11 anos ou uma dose de reforço com Pfizer Bivalente para pessoas com 12 anos ou mais.
  • Indivíduos adultos, idosos e pessoas imunossuprimidas com mais de 12 anos que receberam uma dose de reforço com uma vacina comum, antes da disponibilidade da Pfizer Bivalente, devem receber uma nova dose de reforço com a vacina atualizada.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que todas as vacinas do calendário básico de imunização estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas, das 7h às 19h. 

Além disso, as AMAs/UBS Integradas também estão abertas aos sábados e feriados, no mesmo horário.

Para saber a unidade de saúde mais próxima, você pode pesquisar na plataforma: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!