Estudo aponta que mesmo após lavarem as mãos, participantes tinham resquícios de saliva e esperma
Reprodução: Freepik
Estudo aponta que mesmo após lavarem as mãos, participantes tinham resquícios de saliva e esperma

Um estudo realizado com 66 pessoas, sendo 45 e 21 homens, apontou que um terço dos participantes tinham as mãos sujas, mesmo após realizarem a higiene.

Dentre os resquícios encontrados nas mãos dos participantes estão saliva, cabelo e até esperma, sendo que 1 em cada 10 participantes tinham restos de saliva e 1 em cada 50 pessoas poderia ter restos de esperma nas mãos.

Quase 40% dos participantes não lavaram as mãos uma hora antes do estudo, resultando em detecção de cabelos e fibras. Entretanto, após mais de três horas sem lavagem, a quantidade detectada de cabelo aumentou em 50%.

Apesar do resultado, os pesquisadores afirmaram não ser possível confirmar se as duas participantes que testaram positivo para presença de esperma nas mãos se devia a alguma atividade sexual ou por contato com superfícies contaminadas. Uma delas com idade entre 18 e 29 anos, havia lavado a mão uma hora antes do teste. A outra com idade entre 40 a 49 anos não havia lavado as mãos até três horas antes da coleta.

Algumas medidas básicas de higiene recomendadas pela Organização Mundial da saúde e o Ministério da Saúde são:

  • Lavagem completa das mãos com água e sabão, abrangendo dedos, unhas, punho, palma e dorso preferindo toalhas de papel para secá-las;
  •  Utilizar o álcool gel para higienização das mãos e objetos como telefones, teclados, cadeiras e maçanetas;
  • Lavagem das mãos após utilizar o banheiro, trocar fraldas, antes e após manusear alimentos crus, antes de comer ou manipular alimentos, após assoar o nariz ou espirrar, antes e após cuidar de cortes ou feridas, e após o contato com animais de estimação ou outros animais;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas evitando assim um ciclo de provável infecção.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!